Farmacêutica mais antiga de General Carneiro morre aos 86 anos
16/01/2019 08:47 em parana

Farmacêutica mais antiga de General Carneiro morre aos 86 anos

 

A cidade de General Carneiro está em luto. Faleceu nessa terça-feira, dia 15 de janeiro, Maria Mendina Petry, aos 86 anos, a qual era conhecida como Dona Mandina. Ela morreu em Curitiba e seu corpo foi transladado para General Carneiro onde a previsão de sepultamento é para esta manhã de quarta-feira, 16.

Dona Mendina foi casada com Daniel Petry e teve quatro filhos. Em General Carneiro ela residiu mais de 50 anos, onde desempenhou um papel admirado por todos que lhe conheceram. Ela atuava como farmacêutica na cidade, sendo a mais antiga na profissão em General Carneiro.

Outro papel que Dona Mendina desempenhava e que fez dela um ícone na cidade de General Carneiro, era o trabalho de “parteira”. Mendina nunca negou atendimento às pessoas e foi responsável pelo nascimento de muitos munícipes.

Para desempenhar seu trabalho, ela ia atender que precisava com uma bicicleta. Em certa época, recebeu ajuda de um morador que lhe levava de “Fubika” (carro da época) para atender as pessoas nos lugares mais distantes. Junto com seu esposo, ela também foi da diretoria da Igreja da Matriz Nossa Senhora das Graças e São José, onde organizou muitas festas para arrecadar fundos para construção da mesma.

Admiradora pela história de vida e sabendo do valor de Dona Mendina que era sua madrinha, a professora Adriana Grando da cidade de General Carneiro fez questão de deixar uma mensagem:

“Mais uma estrela partiu junto do pai. Minha querida madrinha Dona Maria Mendina Petry, a tão conhecida Mendina da farmácia. Foi uma guerreira, cuidou de seu esposo, formou os filhos e curou e socorreu muitas pessoas no nosso município como farmacêutica, parteira. Quando era chamada nunca negou um atendimento, trabalhou no nosso município mais de 50 anos e a uns 4 anos teve um AVC e precisou ir para Curitiba junto de seus filhos para ser tratada e cuidada. Estava sendo muito bem tratada, sempre que eu ia para capital visitava ela, mesmo com dificuldade na fala ficava feliz em me ver. Vai deixar saudades. Uma pessoa que merece muitas homenagens pelo que fez pelo nosso município. Seu corpo está sendo transladado para o velório na capela e enterro. Descanse em paz minha madrinha querida“.FONTE CANAL 4 TV WEB

COMENTÁRIOS