Paraná declara epidemia de gripe e confirma primeiro caso da variante ômicron
12/01/2022 13:58 em parana

 

Paraná declara epidemia de gripe e confirma primeiro caso da variante ômicron.   secretário de Saúde, Beto Preto, declarou nesta manha de quarta-feira, 12 de janeiro, que o Paraná está passando por uma epidemia de gripe H3N2, com circulação comunitária. Além disso, o secretário Beto Preto confirmou o primeiro caso da variante ômicron, da Covid-19, no estado. O primeiro caso de variante ômicron foi identificado em um paciente de Curitiba. De acordo com Beto Preto, foram detectados 832 casos confirmados pela rede sentinela do Paraná. 12 pessoas já morreram no Paraná por causa da doença.



O aumento na demanda durante o início de ano dificulta o fornecimento para grandes redes farmacêuticas pelo país. A eventual autorização para o uso do autoteste de Covid-19 no Brasil pode ser comprometida pela falta de insumos para produção da ferramenta. Com a possibilidade de as pessoas comprarem o teste sem depender de um profissional de saúde para aplicação, a demanda deve subir ainda mais. Segundo fornecedores, o mercado já está com dificuldade para dar conta do aumento repentino na procura. Nesta terça (11), a Droga Raia suspendeu o agendamento de testes de Covid-19 por conta da escassez no fornecimento. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias afirmou que “os testes de Covid-19 têm se esgotado rapidamente devido à alta demanda da população”.//


A pandemia de covid-19, a elevação do preço global das commodities (bens primários com cotação internacional) e a crise hídrica foram responsáveis pela inflação estourar o teto da meta, justificou o Banco Central. Ainflação oficial em 2021, foi de 10,06%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA atingiu quase o dobro do teto fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS