MÁSCARAS NÃO SÃO MAIS OBRIGATÓRIAS AO AR LIVRE NO PR
16/03/2022 19:15 em parana

Máscaras não são mais obrigatórias ao ar livre no PR

 

A partir dessa quinta-feira será possível circular sem máscaras ao ar livre no Paraná. Crianças com menos de 12 anos não são obrigadas a usar o equipamento de proteção em ambientes abertos e fechados.

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira a lei que derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná. Logo após a sanção, o Governo do Estado publicou um decreto determinando que o equipamento de proteção é de uso opcional ao ar livre a partir desta quinta-feira, mas continua obrigatório em locais fechados, incluindo eventos, transporte público, trabalho e comércio.

 

Crianças menores de 12 anos também estão liberadas da obrigação de uso da máscara, a critério dos pais, em espaços abertos e fechados. O governo estadual indica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso.

 

O executivo informou também que a Secretaria de Estado da Saúde vai emitir resoluções para regulamentar as regras de uso em alguns espaços públicos. No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 3,7 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 58% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 51% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 36% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, o que indica uma tendência de queda no número de casos.

COMENTÁRIOS