Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Prazo para implantação da placa Mercosul
01/07/2019 17:42 em parana

Prazo para implantação da placa Mercosul terminaria no domingo passado, mas é adiado de novo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou um novo adiamento para a implantação da placa Mercosul em todo o país. Agora o prazo será 31 de janeiro de 2020, cancelando a data anterior, que expirou neste domingo (30).

Por enquanto, o padrão unificado está presente desde o ano passado em mais de 2 milhões de veículos em sete estados – Rio de Janeiro, no Amazonas, na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.

O órgão também informou que a placa Mercosul não será obrigatória para a transferências de propriedade do veículo, como previa a regulamentação anterior.

O governo federal havia anunciado recentemente outras mudanças para facilitar a identificação e evitar a clonagem.

Para quem já circula com o novo formato, não há necessidade de substituição pelo modelo revisado. Porém, os estados que já emplacam no padrão Mercosul terão dois meses para fazer a adaptação visual.

Troca obrigatória

Veículos novos:
primeiro emplacamento
Veículos em circulação:
Troca de município e /ou estado
Em caso de furto das placas
Em caso de placas danificadas

Esta é a sexta vez que o novo sistema de emplacamentos é adiado. O Ministério da Infraestrutura explica que a medida vem acompanhada de regras simplificadas com intuito de reduzir os custos das novos modelos

COMENTÁRIOS