Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
parana tem suspeitos de coronavirus
29/01/2020 10:05 em parana

Secretaria de Saúde descarta um caso suspeito de coronavírus; outro continua sob investigação

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou um dos casos suspeitos do Novo Coronavírus em Curitiba. Um homem, de 29 anos, que esteve na China e veio para Curitiba a trabalho está internado, mas, segundo a Sesa, ele provavelmente está com o vírus Influenza B. A suspeita foi descartada na manhã desta quarta-feira (29).

Segundo a Sesa, uma jovem, de 23 anos, segue internada com suspeita da doença. Ela é moradora da capital paranaense, mas esteve recentemente na China. Ela está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente está em isolamento, conforme o protocolo do Ministério da Saúde e está sendo monitorada. Ela deve fazer exames laboratoriais para confirmação o descarte da doença.

Orientações

A Secretaria da Saúde destaca que é prudente adotar os cuidados básicos de higiene para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas. Em humanos, o Novo Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.

No caso de apresentação desses sintomas, as pessoas devem procurar atendimentos médico e compartilhar o histórico de viagens. O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 14 dias.

Em casos mais leves podem aparecer sintomas como os da gripe ou resfriado comum, com tosse, febre e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

COMENTÁRIOS