Ordenado em Paula Freitas, Alisson Marlon de general carneiro é o novo Diácono da Diocese de União da Vitória
22/02/2021 15:21 em parana

 

Ordenado em Paula Freitas, Alisson Marlon de general carneiro é o novo Diácono da Diocese de União da Vitória

 

No dia 20 de fevereiro, a paróquia São Carlos Borromeu, de Paula Freitas, viveu um dia de Festa em sua comunidade. No contexto celebrativo dos quarenta anos da paróquia, data a ser celebrada em 15 de março deste ano, fiéis paroquianos, juntamente com o clero da diocese, seminaristas, familiares e amigos do seminarista Alisson Marlon de Moura vindos da paróquia Nossa Senhora das Graças e São José, de General Carneiro, estiveram reunidos para a celebração de sua Ordenação Diaconal.

 

Seminarista Alisson no momento em que é chamado para o Rito de Ordenação, logo após as leituras da Liturgia da Palavra. Á frente, a imagem de São Carlos Borromeu, padroeiro. (Foto: Marcelo S. de Lara – Diocese).

 

Áudio Padre Marcelo Antonio Rosa.

 

A festividade foi comentada pelo padre Marcelo Antonio Rosa, pároco da paróquia São Carlos Borromeu até a data de 25 de fevereiro, quando toma posse como Reitor do Seminário Diocesano, em União da Vitória. “Estamos comemorando quarenta anos de paróquia e a ordenação vem assim como um evento muito especial, que enriquece ainda mais nosso ano de 2021”, disse o pároco.

 

Convivido com o Seminarista no tempo do Seminário e também no tempo de Estágio na Paróquia, padre Marcelo comentou da boa convivência e enriquecimento do trabalho em conjunto. “Esse tempo de Estágio desde fevereiro de 2020 foi muito rico. Teve um crescimento tanto da parte do Alisson quanto da minha parte. Ele está muito feliz tanto com a Ordenação quanto pela acolhida do povo de Paula Freitas”, testemunhou o padre.

 

Prostrado durante o canto da Ladainha, o candidato expressa despojamento diante de Deus.

 

A celebração de Ordenação se deu às 10h, no Centro de Eventos Julio Cordeiro, no Parque Guairacá, em Paula Freitas. Presidida por dom Walter Jorge, antes do Rito de Ordenação o bispo diocesano salientou na homilia os compromissos que o candidato ao Diaconado assumiria em sua missão, entre eles a unidade com os demais membros do Clero da Diocese e com o bispo, a doação da vida como serviço à exemplo do Cristo e a vivência do celibato como entrega total ao Reino de Deus. “Recorde-se caro filho, que é na Igreja que você será consagrado pela Imposição das Mãos, que procede dos Apóstolos. Que fortalecido pelo Dom do Espírito Santo você deverá ajudar o bispo e os presbíteros. Que você viva o celibato como verdadeiro sinal e incentivo da caridade pastoral, totalmente disponível”, proclamou o bispo.

 

Dom Walter Jorge também se dirigiu aos pais do Seminarista Alisson, Adão Eloir de Moura e Rosicler Shoma, incentivando-os a apoiarem o filho na caminhada. “Deus abençoe a vocês, pais. Não estão perdendo de modo algum um filho, mas alegrem-se por Deus ter chamado na família de vocês alguém para uma vocação tão sublime. Ajudem ele a se entregar sempre mais. Ele será tanto mais de vocês, quanto mais for de Deu”, exortou o bispo.

 

Homilia Dom Walter Jorge.

 

Adão Eloir de Moura e Rosicler Shoma, pais do novo Diácono Alisson, ouvindo as palavras do Bispo Diocesano direcionada a eles. No canto direito, o filho Alisson. (Foto Marcelo S. de Lara – Diocese).

 

Chegado ao momento do Rito de Ordenação, o candidato Alisson diante do bispo manifestou: O Desejo de se Consagrar ao Senhor, desempenhando com humildade o Ministério dos Diáconos; Guardar o Mistério da Fé e Proclamá-la; Guardar o Celibato pelo amor ao Reino de Deus; Perseverar e prosseguir no Espírito de Oração também pela Liturgia das Horas; Imitar o exemplo de Cristo; e, fez a Promessa de Respeito e Obediência ao Bispo e seus sucessores.

 

Feitas as Promessas, o bispo diocesano impôs as mãos sobre o Seminarista e proferindo a Oração Consecratória, tornou o Alisson novo diácono da Igreja. Após ordenado, revestido com as vestes diaconais, o Diácono Alisson recebeu das mãos do bispo o Livro do Evangelhos, e o Abraço da Paz como acolhida dentro do Presbitério da Igreja Particular de União da Vitória.

 

Rito de Ordenação.

 

Pela a Imposição das Mãos, tradição herdada dos Apóstolos, e a Oração Consecratória, o seminarista Alisson Marlon se tornou Diácono Alisson Marlon. (Foto: Marcelo S. de Lara – Diocese).

 

Ao final da missa, o bispo diocesano concedeu a Bênção especial ao novo diácono, estendida depois aos demais fiéis, encerrando assim a celebração. “Deus que te chamou ao serviço das pessoas na Igreja, te dê um grande zelo para com todos, especialmente para com os aflitos e pobres. Ele que te deu o Múnus de pregar o Evangelho de Cristo te ajude a viver de acordo com sua Palavra e a ser testemunha sincera e fervorosa. Ele que te fez dispensador de seus Mistérios te conceda que sejas imitador de seu Filho Jesus Cristo e Ministro da Unida e da Paz neste mundo. Amém”, rezou Dom Walter.

 

Bênção de Dom Walter Jorge sobre o neo-diácono. O convite para a Bênção é feito pelo próprio Diácono Alisson. Áudio Diácono Alisson.

 

Em entrevista ao Site da Diocese ao final da celebração, o novo diácono disse que foi um momento muito esperado por ele e sua família. Pediu orações a ele e por todos os demais consagrados e vocacionados à vida religiosa, agradecendo ainda a todos os que já rezam na intenção. “Vivendo os primeiros momentos como diácono, estou muito feliz, pois é um dia muito esperado por mim e por minha família. Peço a Deus perseverança na vocação para viver este Ministério à mim confiado. Agradeço àqueles que incentivam e rezam pelas vocações. Rezem pela nossa Igreja sempre. Não se cansem de rezar por nós”, disse o Diácono Alisson.

 

A celebração contou com um número restrito de pessoas, tendo em vista a Pandemia da Covid – 19, com todos fazendo uso de máscaras, respeitando o distanciamento social, e utilizando álcool em gel. Também o almoço foi realizado apenas para um grupo menor de pessoas.

 

 

 

COMENTÁRIOS