Enchente em União da Vitória já é considerada a 3ª maior da história
A situação no município de União da Vitória tornou-se mais crítica nesta quarta-feira, 18 de outubro, à medida que o Rio Iguaçu continua a subir, atingindo a impressionante marca de 8 metros e 14 centímetros ao meio-dia. Os dados que são atualizados de hora em hora pelo site de medição da Companhia Paranaense de Energia (Copel), revelaram que nas últimas quatro horas o rio aumentou em média um centímetro por hora.
situação continua preocupando as autoridades locais e a população, já que essa inundação do Rio Iguaçu já superou a enchente de 2014, sendo considerada a terceira maior cheia da história, desde o início dos monitoramentos do rio na região.
A elevação do nível do Rio Iguaçu trouxe consigo uma série de desafios e preocupações, incluindo o deslocamento de famílias, o fechamento de estradas e a ameaça a áreas residenciais. As equipes de resgate e as autoridades municipais estão em alerta máximo, coordenando esforços para garantir a segurança dos cidadãos e minimizar os impactos dessa inundação histórica.
Com o aumento das águas, mais famílias estão saindo de suas residências, além do transtorno no trânsito, que teve dezenas de ruas alagadas, inclusive um dos acessos que está ligando o distrito de São Cristóvão ao centro de União da Vitória.
No município, de acordo com dados divulgados na noite da terça-feira, 2.148 pessoas foram atendidas pela Defesa Civil e Assistência Social, sendo que dessas pessoas 710 estão em 18 abrigos municipais, e também em um hotel.
Em Porto União, as cheias atingem uma área menor do município que conta com dois abrigos, não sendo divulgado o número de pessoas atingidas.